O DOMADOR DE BANANAS




Jimmy cresceu numa quinta isolada no sul do Tenessee. Filho de um professor de Literatura Inglesa convertido à Cientologia e agricultor por escolha própria e de uma ex-Miss Arizona, Jimmy desde cedo aprendeu a conviver com fruta exótica. Aos 10 anos já dominava 3 mangas num delírio malabarista que atraía os vizinhos rednecks nas noites de barbecue de verão. As bananas já as conhecia havia muito mais tempo, porém tinha sido incapaz de sacar qualquer truque com elas até à idade de 14 anos.

Foi no seu décimo-quarto aniversário que Jimmy recebeu, como presente de um tio de Memphis, um chicote de rabo de touro. A estupefacção do jovem Jimmy foi total. Passou uma tarde inteira com o chicote a seus pés. Não fazia ideia de como o utilizar. Seu pai e sua mãe davam-lhe palpites. Tinham ideias divergentes, no entanto. A mãe, Norma, dizia-lhe que usasse o chicote nos animais, um dia poderia ser domador de galinhas ou de perus! Já o pai aconselhava Jimmy a esquecer o chicote para sempre. “Escuta antes a voz ancestral dentro de ti e segue o caminho da vida astral. Um dia a grande nave chegará”, dizia-lhe o pai, Job, enquanto segurava os suspensórios com uma mão e com a outra cofiava a barba, olhando o céu com olhos rebrilhantes.

Jimmy optou por fazer o que sabia fazer. Artifícios com frutas. Exóticas. Aproveitou uns caroços de ameixa para treinar. Atirava-os ao ar e tentava acertar-lhes com o chicote. Raramente acertava. Desiludido, Jimmy não desistiu. De seguida tentou atar um maracujá à ponta do chicote e atirá-lo contra o chão. Apesar de ser um espectáculo magnífico, a limpeza do chão era uma tarefa ingrata.

Até que, por ironia do destino, viu 2 bananas pousadas na mesa da cozinha. As bananas eram a sua némesis de sempre. Atemorizava-se perante elas. Julgavam os pais que seria fruto, esse temor, de um trauma de infância: aos 2 anos Jimmy comera uma banana com casca. As dores intestinais, que tivera de noite, por certo, teriam sido extraordinariamente difíceis de suportar. Daí o trauma.

Jimmy pegou no chicote, e, à distância, atirou a ponta contra as bananas. Esticou-o de imediato e viu um dos frutos amarelados levantar-se da mesa. Conseguira enroscar o chicote numa banana! Tentou de novo e apanhou a outra também. Foi assim que Jimmy se transformou para sempre no melhor domador de bananas do mundo. A partir daí sucederam-se os truques com chicote e bananas. Atirava uma ao ar e com o chicote cortava-a em três. Atirava outra e conseguia descascá-la em pleno voo. Com o chicote fazia dançar 5 bananas no chão ao mesmo tempo. Jimmy, o domador de bananas, venceu os seus medos e tornou-se um herói de televisão nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário